Página Inicial > As melhores práticas do azulejista e ladrilhador > Técnicas para movimentar placas de azulejo gigantes no estaleiro de construção

Técnicas para movimentar placas de azulejo gigantes no estaleiro de construção

(Vídeo original disponível em Youtube com o títolo em Inglês How to handle and lay large format tiles correctly on the construction site)

O vídeo mostra a técnica correta para movimentar lajes de gres porcelanico com 3 metros de comprimento e espessura de 3 mm no estaleiro de construção.

Neste caso, uma equipe canadense de azulejistas instala placas Lamiman para revestimento de paredes em uma sala de estar com lareira de uma casa de luxo.

Visto que estas grandes placas de azulejo são armazenadas fora de casa na área do estaleiro de obras, é “ainda mais” importante prestar atenção à limpeza das ventosas do sistema móvel e tambem da superfície do azulejo. Esta operação de limpeza aumenta o aperto dos copos de sucção, reduzindo assim o risco de danos aos azulejos de grande formato (neste caso, placas Laminam) durante as operações de movimentação.

Outro detalhe importante está relacionado com o fato de não posicionar o sistema de movimentação no chão quando não está em uso. As ventosas podem ser danificados por entrar em contato com sujeira, pedaços de madeira ou qualquer outro material.

Limpar os copos de sucção, bem como a superfície deve ser feito usando água limpa ou álcool.

O sistema de movimentação Montolit utilizado neste vídeo é chamado ‘Superstick’, uma solução inovadora e totalmente ajustável que permite tratar com a máxima segurança diferentes tipos de azulejos de grande formato. Todos os componentes são extensíveis e o número de copos de sucção pode aumentar ou diminuir dependendo da situação específica. Se você está lidando com apenas um pequeno pedaço de azulejo, é possível usar uma única barra com duas ou mais ventosas montadas.

As ventosas utilizadas no sistema Superstick de MONTOLIT são a melhor solução profissional atualmente no mercado e garantem uma alta aderência mesmo quando a superfície não é perfeitamente lisa.

Ao manusear esses azulejos gigantes é recomendável que o trabalho seja feito por no mínimo dois e idealmente três pessoas, sendo a terceira que dá indicação para as outras pessoas sobre como mover a placa de azulejo se você estiver trabalhando em estaleiros de obras com espaço muito limitado.

Para evitar danificar os angulos destes azulejos de grande formato durante a movimentação, é recomendado o uso de protetores especiais patenteados Montolit, uma vez que podem resistir a um impacto direto protegendo assim a placa.

Protetor de angulos Montolit para azulejos grande formato

Existem diferentes dimensões de protetores de cantos de acordo com a espessura da peça que você está utilizando. Este produto é chamado de “300-90 ‘e foi concebido para azulejos com espessuras de 3 a 6 mm.

O video acima apresentado foi gentilmente cedido pela empresa Marrox Constructions.

  1. Ainda sem nenhum comentário.
  1. Ainda sem nenhum trackback.