Saúde do Ladrilhador – Algumas sugestões básicas

ordinary-trowel7
1. Colher clássica
ERRADO. A forma do cabo faz com que o centro de gravidade esteja incorrecto. Assim vai haver um aumento de carga nas articulações e nos músculos quer do pulso como do braço.

jonsson-trowel
1. Colher Ergonómica
CORRECTO. O formato da colher faz com que o peso seja distribuído de forma óptima, temos assim uma carga inferior sobre os músculos do braço e articulações reduzindo então a probablidades de problemas físicos futuros.
____________________________________________
to-cut-on-the-floor
2. Cortar no chão
ERRADO. O estar constantemente a ter de ajoelhar sobrecarrega excessivamente as suas costas, quadris, joelhos e pés.

tile-setters-table
2. Bancada de Trabalho
CORRECTO. A mesa de trabalho faz com que seja possível trabalhar em posição erecta, mantendo assim uma postura correcta, o que irá preservar a integridade das suas costas e joelhos.
_______________________________________________________________________________________________
wood-handle
3. Punho de madeira
ERRADO. O tende a deslizar facilmente na sua mão. Para manter na posição correcta você necessita de fazer um esforço extra nos músculos.

soft-grip-handle
3. Cabo com punho de borracha antideslizante
CORRECTO. Um punho grande e de superfície mais macia fornece uma melhor aderência, e, logo, menos carga para os músculos.
_______________________________________________________________________________________________
tile-cutter-1
4. Cortadores de puxar
ERRADO. Este tipo de cortador exige a contracção “nervosa” e não natural da mão e do braço, e acaba sobrecarregando os músculos e tendões.

tile-cutter-2
4. Cortadores de empurrar
CORRECTO.Para a incisão e corte utiliza o peso do corpo (e braço) com um movimento natural. Este cortador manual exige muito menos das articulações e músculos, e também torna-se muito mais fácil de usar. Ver post cortadores de empurrar ou de puxar, qual a melhor solução?
_______________________________________________________________________________________________
cord-lamp
5. Lâmpada clássica
ERRADO. Uma lâmpada “nua” (luz directa) gera uma luz muito forte e concentrada e aumenta o risco de ofuscamento. Provoca também uma sombra muito acentuada o que dificulta o seu trabalho e faz com que os seus olhos se cansem mais.

building-lamp
5. Lâmpada profissional de construção
CORRECTO. Não brilha, e portanto têm a capacidade de ser colocada até ao lado do ladrilhador. É uma luz mais difusa, reduzindo assim as sombras sempre irritantes.
_______________________________________________________________________________________________
crawl
6. Trabalhar de Joelhos
ERRADO. Uma posição demasiado “estática” que gera cargas localizadas muito elevadas nos joelhos e tornozelos, forçando também a estar a trabalhar com uma postura incorrecta.
working-chair
6. Trabalhar num banco móvel
CORRECTO. Reduz o tempo de trabalho sobre seus joelhos bem com reduz as cargas indesejadas nas suas costas, preservando, assim, a sua integridade.
_______________________________________________________________________________________________
jointing-by-hand
7. Encher juntas à mão
ERRADO. Carga de trabalho muito elevada para todo o corpo, braços, mãos e ombros estão constantemente trabalhando. Também para joelhos e tornezelos o esforço é enorme.

jointing-with-a-machine
7. Encher juntas com máquina eléctrica
CORRECTO. Ao utilizar a máquina faz com que as tensões nos músculos sejam reduzidas significativamente. Elimina as cargas “erradas” sobre as costas e joelhos e reduz também as cargas sobre as mãos e braços.
_______________________________________________________________________________________________
washing-by-hand
8. Limpeza à mão
ERRADO. Trabalhando de joelhos o tempo todo, solicita às costas, joelhos e pés, cargas estáticas e dinâmicas prejudiciais, especialmente se repetindo durante muito tempo.

washing-with-a-machine1
8. Limpeza com eléctroesponja
CORRECTO. Ao evitar trabalhar de joelhos, são reduzidos os problemas das costas e joelhos. Com a máquina também reduz o contacto excessivo com a água, reduzindo potenciais reacções alérgicas na pele e problemas ósseos.

Olá! Tem algum comentário ou sugestões sobre este assunto? Quer partilhar com outros ladrilhadores algum truque que inventou para resolver algum problema de fadiga física no seu trabalho? Por favor, escreva-nos, vamos compartilhar a sua experiência com todos os outros! Obrigado pela sua ajuda e bom trabalho.

  1. 4, Novembro, 2009 a 04:25 | #1

    Ciao, very nice presentation of “the way of ergonomic work”. Hope you will also introduce soon the indicated products that you still not have in your product- portfolio. Would enjoy to sell them asap !!

    Gianluca from Ticino

  2. 4, Novembro, 2009 a 07:03 | #2

    Ciao Luca, we will talk about that matter asap. Did you see the new technical video about tile cutter masterpiuma?
    With this video we would like to inform the professional layers about all the capability of the machine. See you soon.

  1. Ainda sem nenhum trackback.