Página Inicial > As melhores práticas do azulejista e ladrilhador > Qual é a pressão certa para uma incisão com uma cortadora de azulejo manual? Aqui estão algumas regras simples para evitar erros

Qual é a pressão certa para uma incisão com uma cortadora de azulejo manual? Aqui estão algumas regras simples para evitar erros

Este post é dedicado aqueles que estão usando um cortador manual de azulejos pela a primeira vez, e querem descobrir se existem regras básicas para decidir qual a força de incisão a aplicar na superfície do azulejo que estão prestes a cortar.

Vamos começar por dizer que não há uma pressão única que por norma resolva todos os problemas de uma vez. A força da incisão é estreitamente ligadas aos seguintes 4 fatores principais:

1. O material do azulejo que você tem que cortar (cerâmica, porcelana, mosaico de vidro, etc).
2. O tipo de textura que o azulejo apresenta (o acabamento superficial)
3. A espessura do azulejo
4. A qualidade do acabamento e corte desejada

Esta é, naturalmente, uma simplificação, mas é um bom ponto de partida para um principiante.
Considere-se também, como princípio geral, que um azulejo de boa qualidade será sempre mais fácil de cortar e perfurar do que um de baixa qualidade. Há algumns azulejos no mercado que são tecnicamente impossíveis de cortar com um cortador de azulejo a pressão.

Voltando aos nossos 4 pontos listados acima, se estamos cortando bons azulejos de cerâmica ou grés porcelanico, não será necessário usar muita pressão durante a fase de incisão. Uma dica é sempre fazer um pequeno teste de corte com baixa pressão em primeiro lugar, e em seguida, se o resultado não for satisfatório, você pode aumentar lentamente a pressão até chegar ao resultado ideal para o material específico com o qual você está trabalhando.

Incisões ligeiras permitem quase sempre ter um corte muito limpo, com boa superfície e acabamento do bordo.

Se o azulejo for muito espesso (digamos 10 mm e acima), ou tem uma textura muito forte na superfície, é necessário em muitos casos, aplicar força maior sobre a roda de corte da cortadora manual de azulejos.

Em alguns casos extremos, será necessário aplicar uma pressão muito elevada, por exemplo, com os novos azulejos com 2 cm de espessura em grés porcelanico.

Um cortador de azulejos manual que utiliza um sistema de impulso, tal como a MONTOLIT Minipiuma de nova geração, dá ao operador a possibilidade de passar facilmente de uma pressão e incisão leve para uma pressão mais forte, a qual significa uma incisão mais profunda.

  1. Ainda sem nenhum comentário.
  1. Ainda sem nenhum trackback.