Página Inicial > Cortadores piso e azulejo > Cortadores de azulejo de incisão a Empurrar ou a Puxar? Qual a melhor solução?

Cortadores de azulejo de incisão a Empurrar ou a Puxar? Qual a melhor solução?

tagliapiastrelle-spinta-o-tirare1
Qual o melhor movimento de modo a optimizar a incisão/corte do azulejo? Não existe apenas uma resposta, é necessário analisar esta matéria de diferentes pontos de viste e decidir depois dessa mesma análise. Abaixo encontrará as principais vantagens e desvantagens relacionadas com estes dois modos de cortar azulejo.
Cortadores de azulejo incisão a empurrar.

Tagliapiastrelle a spinta

Principais vantagens:
•O pulso e o braço movem-se de uma maneira natural e ergonómica
•O movimento do braço é fluido e linear e tira partido da alavanca composta pelo punho de incisão da melhor maneira. Esta maneira de cortar possibilita ao utilizador um fácil controlo da força a utilizar. Esta característica é, de maneira particular, útil para azulejos de superfície irregular ou bastante duras.
•Com o cortador de incisão a empurrar, o punho está imediatamente pronto para separar o azulejo no fim da incisão (não é necessária a recolocação do punho).
•Em casos de azulejo muito grandes, como os Marazzi, Mirage, Cotto D’Este, Graniti Fiandre etc, etc, com um comprimento maior que 50/60 cm, o punho de incisão torna-se um braço extensível natural e, por esta razão, o corte pode ser terminado numa posição óptima, sem nenhum movimento do corpo adicional e sem haver necessidade de interromper e continuar a incisão.
Desvantagens:
•A esquadria que serve de encosto ao material não fica muito perto do utilizador em azulejos grandes.

Cortadores de azulejo incisão a puxar.

tagliapiastrelle-tirare

Principais vantagens:
•A esquadria que serve de encosto ao material fica perto do utilizador

Desvantagens:
• Durante a operação de incisão, o movimento do pulso e do braço não é ergonómico* nem natural.
• Não é fácil proporcionar uma elevada força de incisão, necessária para cortar bem materiais irregulares ou bastante duras.
•É necessário reposicionar o punho depois da incisão para separar o material.

É possível pois observar que ambos, tanto o cortador modelo de empurrar como o de puxar têm vantagens e desvantagens. A escolha final é com o utilizador, tendo em conta os diferentes requisitos.

Fonte: Società Italiana di Ergonomia.