Página Inicial > Furar a seco, Para furar > Como furar a seco qualquer tipo de azulejo Cerâmico ou Porcelânico de nova geração

Como furar a seco qualquer tipo de azulejo Cerâmico ou Porcelânico de nova geração

Frequentemente os ladrilhadores/aplicadores e também os amantes de bricolage precisam de efectuar pequenos furos (diâmetros 5; 6; 8; 10; 12mm) em superfícies cerâmicas ou de grés porcelânico.
A tradicional furação a água feita com as clássicas ferramentas diamantadas é difícil e não muito económico devido ao facto de ser necessário adquirir acessórios específicos para providenciar a água necessária para arrefecer as brocas.
Além de mais, para furar a água é necessário comprar um berbequim eléctrico com um sistema de segurança especial.
Para resolver este problema, há alguns meses atrás, a companhia especializada em ferramentas profissionais de ladrilho desenvolveu e lançou no mercado uma nova série de brocas diamantadas para uso a seco que são capazes de trabalhar em berbequins comuns.
Estas brocas com coroa diamantada contínua, desde que bem usadas (ver vídeo), são capazes de efectuar uma grande quantidade de furos com um óptimo nível de precisão e uma boa velocidade de furação. Estas brocas são capazes de furar em todo o tipo de azulejo Cerâmico ou Porcelânico de nova geração.
Mas quantos furos consegue este tipo de brocas de uso a seco efectuar?
A resposta correcta diverge e depende do tipo de material a furar (Cerâmica, Grês Porcelânico, Granito, Mármore, etc), da espessura do azulejo ou pedra e do utilizador.
De qualquer modo, de maneira a dar uma resposta básica, podemos afirmar, por experiência própria que, por exemplo, a broca de uso a seco da Montolit, FTJ, (se bem usada) num azulejo Porcelânico de 7-8mm faz mais de 40f uros sem problema.
O campo aplicações das brocas de uso a seco FTJ é muito vasto:
Ligações para sanitários
Ligações para mobiliário
Ligações para Janelas
Ligações para Climatização
Furos para passagem de tubos e cabos

Hoje, o uso de brocas diamantadas de uso a seco representa uma pequena revolução em geral para aplicadores, ladrilhadores, canalizadores, electricistas, e estão rapidamente substituindo as clássicas, velhas e não apropriadas brocas Widia®, isto porque as brocas Widia® não são capazes de furar em materiais muito duros como os azulejos Porcelânicos de nova geração.
Para o corte a seco destes novos tipos de revestimento, existe também no mercado as brocas de sistema de vácuo da Brevetti Montolit, FS (Mondrillo) (uso numa rebarbadora com mínimo de RPM de 10.000). Estas brocas são bastante mais rápidas mas conseguem efectuar menos furos em comparação com as brocas de coroa contínua, que permitem ser reavivadas com pedras de reavivamento especiais.

Categories: Furar a seco, Para furar Tags:
  1. 20, Agosto, 2010 a 03:22 | #1

    preciso encontrar um tipo de broca para furar alguns autoclismos de ceramica ,sei que até então tem sido impossivel devido á regidez do material ,gostaria de adquirir uma broca que me permitisse fazer os furos com segurança e eficiênçia . obrigado

  2. 20, Agosto, 2010 a 12:00 | #2

    Ciao Jose, agora ja esistem muitas brocas capaz de furar ceramica dura e de vidro, esistem difrentes brocas mais o menos rapidas.
    Podes ver aqui:
    https://blog.montolit.com/how-to-drill-without-water-every-type-of-new-generation-of-ceramic-and-porcelain-tiles
    Quale diametro tu necessitas? tem de fazer un furo muito bom?(bom acabamento?)
    tu es do Brasil o Portugal?
    Ciao

  1. 4, Novembro, 2009 a 10:21 | #1