Página Inicial > As melhores práticas do azulejista e ladrilhador > As 5 regras de ouro para cortar corretamente azulejos de vidro utilizando um disco diamantado numa cortadora eletrica de azulejos a água

As 5 regras de ouro para cortar corretamente azulejos de vidro utilizando um disco diamantado numa cortadora eletrica de azulejos a água

Ter um bom disco diamantado para vidro não basta para obter um corte perfeito em azulejos e mosaico di vidro brilhante ou opaco. É necessário seguir alguns pequenos passos de fundamental importância que serão utéis para aumentar a qualidade do corte, evitando lascas superficiais ou danos visíveis no lado pintado do azulejo de vidro.

Eis os principais conselhos dos azulejistas profissionais para quem se está a preparar para colocar este material pela primeira vez.

1. Usar um disco específico para vidro que normalmente apresenta uma grana muita fina e uniforme

2. Limpar cuidadosamente a superfície da cortadora eletrica de azulejos sobre a qual será apoiado o azulejo ou o mosaico. Mesmo um pequeno grão de areia ou lasca de vidro poderiam levar o disco diamantado a trabalhar de modo incorreto o até mesmo a danificar a tinta da base do vidro. Esta sugestão ainda é mas importante no caso se tenha a disposição uma cortadora de azulejos elétrica a água com disco fixo e se tenha por isso que fazer escorregar o azulejo sobre a superfície de apoio. A limpeza da superfície de apoio pode ser feita simplemente com água.

3. Afiar o disco antes do corte
Muitos discos diamantados, embora completamente novos, não têm a coroa diamantada preparada para cortar. É por isso aconselhável aumentar a capacidade de corte do disco amolando a parte da coroa diamantada que executa o corte. Para efetuar esta operação é possivel utilizar uma pedra de afiar branca de grana fina. Atenção! Nao utilize blocos de cimento para afiar discos destinados ao corte do vidro, pois poderia desta forma danificar o disco de forma permanente e irreparável. Um disco bem afiado (amolado) aumentará a velocidade do corte e reduzirá notavelmente as vibrações.

4. Utilizar água abundante quando se corta o vidro. Se tem uma cortadora de azulejos a água com a possibilidade de regular a intensidade do fluxo de água que chega ao disco, regule a valvula de forma a ter o máximo fluxo possível. O vidro, quando sobreaquecido, tem tendência a lascar e partir facilmente, por isso é importante usar muita água para arrefecer o disco diamantado e também o azulejo de vidro.

5. O andamento do corte não pode ser demasiado lento. Se o disco diamantado para cortar azulejos de vidro que está utilizando for de ótima qualidade, será possível cortar o vidro muito rapidamente reduzindo assim as vibrações e o risco de lascar. Se tiver à disposição um disco para vidro de média ou baixa qualidade, o único conselho é de usar muita água mas o resultado nao será no entanto perfeito.

Uma vez completada a fase de corte não esqueça que está usando vidro e por isso maneje o azulejo de vidro ou o mosaico de vidro com muito cuidado, prestando atenção aos ângulos que são particularmente frágeis.
Considerado o custo elevado dos azulejos e do mosaico de vidro, se estiver realizando um banheiro ou uma cozinha, é sempre melhor usar um disco diamantado profissional, de outra forma o risco é que se tenha gasto muito dinheiro para o material e que se acabe com uma colocação de baixa qualidade.

Na foto em baixo, que recebemos de um leitor do nosso blog que vive na Florida (USA), é possível ver um dos problemas principais que resultam do uso de técnicas e produtos incorretos. Ao longo do perfil dos azulejos neste duche é possivel ver inúmeras e grandes lascas na base pintada do vidro, causando um resultado estético inaceitável. A cliente neste caso específico apresentou reclamação para a empresa de construção responsável e obteve a renovação completa daquele duche. Nao é necessário acrescentar que nenhuma empresa de construção ficaria satisfeita de pagar duas vezes o trabalho do azulejista!

Esta foto mostra danos em azulejos de vidro colocados com ferramentas inadequadas

  1. Ainda sem nenhum comentário.
  1. Ainda sem nenhum trackback.